domingo, 27 de maio de 2012

O que é um dish cloth? e um wash cloth? Update

Semana passada recebi uma visita muito legal de uma moça de fora que havia perdido o tricô no avião creio que vindo para cá (lamentavelmente, o projeto se tratava de meias em agulhas circulares de bambu. Imaginem se eu não choraria se me acontecesse uma coisa trágica dessas, perdoem a futilidade dramática de uma tricoteira viciada). 
Então estávamos lá falando sobre tricô agulhas e afins, e ela mencionou que ás vezes fazia dish cloths e wash cloths e presenteava.  E o que é um dish cloth? e um wash cloth? 
Nada mais que paninhos de pia e paninhos de banho respectivamente.  São feitos em tricô ou crochê, em substituição à esponja  para uso tanto no banho (wash cloth) como na cozinha (dish cloth) .Eles são úteis também para lavar o rosto. Nesse último caso eles são confeccionados menores, em forma de esponjinhas. Pode ser feito em crochê também.
Lembrei que Mammys sempre reclamou  de arranhar a pia na hora de lavar as panelas  e  achei que um paninho desses para servir como apoio viria a calhar. Peguei um  novelinho  de lã Família, puxei um fio de dentro, juntei com o de fora, montei em agulhas circulares número 7 de  40cm, e pus-me a tricotar meu primeiro dish cloth. Foram 37 pontos trabalhado sem meia hora e ficou assim:
Ultimamente , meu tricô não pode ser só por mera distração, ou só para cumprir um prazo. Uma vez que vou me dedicar a ensinar preciso estar afiada tecnicamente. Então aproveitei para treinar  uma montagem diferente e um arremate pouco usual também, embora os meus preferidos.
Então usei a montagem tubular, bem explicadinha
Abaixo notem que eu não arrematei ainda. E só porque vou usar o arremate italiano
que  essa moça ensina lindamente
Ok, definidos os acabamentos iniciais e finais, é claro que eu também tinha que trabalhar a borda de maneira que tudo ficasse perfeitinho. Então  trabalhei o ponto de borda que eu ensino AQUI .
Isso tudo em um tamanho maior resultaria em um cachecol masculino. 
Lembrando que dia dos namorados está chegando e o frio já chegou aqui na capital e se meus ossos de tricoteira não me enganam vai gelar por aqui esse ano. Então use e abuse das técnicas  sugeridas e teça um cachecol para seu bem.

Um comentário:

Carla Pereira disse...

OLá Hilda,

Tanta coisa linda tem no seu blog.
Encontrei o seu blog, quando procurava um chapéu em croche para fazer para a minha filha.
Acho que vou aprender muito por aqui consigo.
Sou portuguesa, e vou-te seguir bem de pertinho, aqui ao longe.
Beijinhos
http://crochetdacarla.blogspot.pt/

Se quiser visitar será muito bem vinda.