Gorro Moranguinho em tricô

Um dos primeiros estudos sobre colorwork, esse gorrinho foi encomenda para fotografias de bebezinhos.
Não tenho uma receita porque usei cálculos de amostra baseados em medidas que me foram enviadas, mas fiz algumas anotações que podem ser utilizadas por quem deseja tecer o Gorro Moranguinho se inspirando nessas fotos.
Conferindo as medidas nas tabelas que costumo usar (e que você encontra facilmente na internet), deduzi que os tamanhos sirvam para 03 e 06 meses.
Fiz os cálculos em um número múltiplo de 3.
Foi para facilitar na de usar o fio branco ao desenhar os arquênios. Arquênios são os pontinhos do morango e que na verdade são o fruto de fato, já que morango suculento e vermelhinho que conhecemos é considerado um pseudofruto. Mas isso é outra história, assunto para Wikipédia, voltemos ao tricô. 
Então as duas variáveis de tamanho do gorro, têm respectivamente 72 e 84 pontos tecidos em fio para bebê (usei Keamor e agulhas 2,5). No entanto nada impede que se use outro fio compatível com as agulhas recomendadas. Usei a montagem em cauda longa, com as duas pontas da agulha para garantir que não ficasse apertada.
Para esse gorrinho, usei agulhas circulares de 40cm número 2,5 na barrinha de 4cm de altura tecida em barra 3/3 e na altura do corpo do gorro tecida em jersey circular alternando o fio branco para formar o desenho dos arquênios.
Nas diminuições, que só ocorrem na sépala, usei o jogo de 5 agulhas de duas pontas, dividindo o número de pontos por 4, obtendo 4 seções de 18 (se a montagem for de 72 pontos) ou 24 pontos (se a montagem for de 84 pontos).
Após mudar para o fio verde, e tecer o desenho da sépala, diminuí duplamente, usando a técnica de 3 pontos juntos de 6 em 6 pontos a cada duas carreiras até restarem 9 pontos. Teci por mais 1,2 centímetro para o cabinho, arrematei e guardei as pontas dos fios.
Se você por acaso tecer esse gorrinho com base em minhas anotações, disponibilizadas aqui, por gentileza, me escreva, pois gostarei muito de saber sobre a sua experiência. Então comente, compartilhe e me diga o que achou.


Comentários

zenuwpees disse…
Le bonnet est beau bonne journee Marie-Claire
Eliane disse…
Qu coisinha mais fofa!!!
Unknown disse…
Que gorro lindo amiga! <3

Postagens mais visitadas deste blog

Uma gola fácil em tricô.

Para que serve uma agulha de tricô número 20? Update!

Casaqueto Quadrado Perfeito